A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) anunciou na última quinta-feira (09/03), a criação da comissão Extraordinária de Proteção dos Animais. É a retomada de um trabalho pioneiro que o deputado Noraldino realizou de 2015 a 2018 e que gerou muitos frutos positivos para a causa animal do nosso estado.

O parlamentar, que se empenhou bastante para este retorno, será membro efetivo da comissão. A reunião para escolha de presidente e vice acontece na próxima semana. “Estamos muito felizes com esta notícia e temos certeza de que importantes debates, propostas e muito diálogo serão a base deste trabalho que fortalecerá ainda mais nossa luta”, destaca Noraldino.

Você lembra da atuação da Comissão quando foi instalada pela primeira vez?

Deputado Noraldino presidiu a Comissão de 2015 a 2018.
Pela primeira vez um cão participou de uma reunião na ALMG

 

 

 

 

 

 

 

Em seu primeiro mandato como deputado, Noraldino conseguiu sensibilizar os demais parlamentares e mostrou a importância da ALMG contar com uma comissão que tratasse exclusivamente da pauta animal. Foi aí que o movimento em prol da causa ganhou força e as autoridades começaram a entender a importância de dar atenção ao tema.

Muita coisa boa surgiu fruto desse trabalho da comissão, como a proximidade com o Ministério Público de Minas Gerais, o que culminou com a transformação do Grupo Especial de Defesa da Fauna (GEDEF) em Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna (CEDEF), em 2018. A partir de 2021, ela passou a atuar como Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (CEDA), funcionando sempre no MPMG.

Projetos importantes foram discutidos e aprovados durante as reuniões da comissão, que ocorriam semanalmente. Foram realizadas audiências públicas com o objetivo de sensibilizar governantes sobre a necessidade de implantação de políticas públicas em prol dos animais, além de muitas ações com o foco no combate aos maus-tratos e muito trabalho visando a conscientização da população sobre a guarda responsável e adoção de animais, entre outros temas relevantes, como castração, vacinação, comércio de animais, fábricas clandestinas de cães e gatos.

Com a volta da Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais, temos certeza de que vem muita coisa boa pela frente!

 

Leave A Reply