Mais um marco na luta pelos direitos e bem-estar dos animais em nosso estado!
No dia 10 de outubro, o deputado Noraldino participou de um evento na Cidade Administrativa, que repassou cerca de R$ 2 milhões a 14 municípios mineiros, uma iniciativa que carrega o DNA da luta pelas políticas públicas para os animais em Minas Gerais.
Os recursos vão contemplar as cidades para a execução dos programas estaduais de resgate e de esterilização de animais. Alguns dos municípios poderão adquirir veículos e outros vão utilizar a verba para realizar castração e identificação de cerca de sete mil animais, proporcionando a eles uma chance de vida digna e amorosa.
Isso foi possível graças a um trabalho em conjunto do deputado Noraldino com o senador Rodrigo Pacheco para destinação de recursos à Secretaria de Estado de Meio Ambiente. “Fiquei feliz por participar de um momento importante como este, quando vemos programas que visam a proteção e o bem-estar dos animais sendo colocados em prática. Desde o meu primeiro mandato como deputado, sempre busquei mostrar ao Poder Público como esse trabalho é essencial para o nosso Estado. Agradeço a todos os envolvidos, especialmente ao senador Rodrigo Pacheco e à Semad, e reforço meu compromisso de seguir trabalhando incansavelmente por aqueles que nos oferecem amor incondicional”, destacou Noraldino.
Pelo Programa Estadual de Resgate Animal, foram selecionados os municípios: Itamarandiba, Nova Serrana, Passa Tempo, Patos de Minas, Pompeu, Turmalina, Limeira do Oeste, Novo Oriente de Minas, São João Evangelista, Guimarânia, Lagoa Santa e Dores do Indaiá. Já o edital do Programa Estadual de Esterilização de Animais selecionou Patos de Minas, São Gotardo e Capitólio.
O deputado lembra que desde 2019 os animais domésticos são de responsabilidade da SEMAD, após uma emenda de sua autoria ter sido acatada na Reforma Administrativa. Antes disso, não havia uma definição clara de qual era a pasta responsável pela elaboração de políticas públicas voltadas para a fauna doméstica. Porém, do final de 2019 pra cá, houve o fortalecimento dessa importante agenda, com a competência atribuída à Semad. Esse trabalho refletiu na conquista de importantes iniciativas da Secretaria, como os programas estaduais de microchipagem e de esterilização de cães e gatos, o sistema estadual de identificação de animais e o cadastro estadual de entidades de proteção animal e de protetores independentes.
🙋🏻♂️🙋🏻♀️🐶🐱 Juntos, Estado e municípios, estamos construindo um futuro onde o respeito e a proteção animal são prioridades, garantindo que nossos amigos de quatro patas sejam sempre amparados!